Protocolo da Coleta de Dados

A coleta de dados foi desenvolvida com 2 participantes por vez e com o mesmo perfil social. Utilizamos uma sala de ambiente fechado, quando foi possível, para facilitar tanto a projeção do vídeo quanto a gravação dos participantes durante a coleta de dados. O pesquisador projetou o vídeo com os gestos alvo em um computador portátil DELL, por etapas, de forma que os participantes pudessem visualizar apenas um gesto emblemático por vez. Uma vez projetado o gesto, o pesquisador perguntou o seguinte roteiro de perguntas:

1) se os participantes conhecem o gesto visualizado;

2) se os participantes conhecem o seu significado.

Uma vez havendo coincidência entre as respostas dos participantes e o significado previsto do gesto visualizado, passou-se a outro gesto emblemático e assim até o final.

Entretanto, se o(s) participante(s) não conhecesse(m) o gesto visualizado e/ou fornecesse(m) uma resposta de significado destoante do significado original previsto, o pesquisador voltou a perguntar:

3) se o(s) participante(s) nunca viu/viram o gesto antes;

4) se o(s) participante(s) usa(m) outro gesto para aquele mesmo significado;

5) se o gesto visualizado possui outro significado e contexto de uso na comunidade de prática do(s) participante(s).

Durante a aplicação do protocolo de coleta de dados, os participantes ficaram em pé para terem seu corpo livre de impedimento para a produção de gestos. Uma câmera digital filmadora Mi Action Camera 4K foi posicionada de forma a captar todas as reações e respostas dos participantes durante a coleta de dados. Também foi utilizada na coleta de dados a gravação em áudio das respostas dos participantes com um gravador TASCAM, modelo DR100 Mkii. As Gravações foram feitas em formato .wav, com taxa de amostragem de 24bits e resolução de 48kHz. Utilizamos um microfone headset condensador cardioide unidirecional da marca Arcanjo, modelo WZ – 1000. As gravações tiveram, em média, duração de 700 minutos de registros de fala.